O Coral Allons Chanter, regido pelo Maestro Alfredo José Monteiro da Cunha, Licenciado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista de Niterói, formado em Piano e Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música onde também se especializou em Musicoterapia.
Atualmente é graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense, Tutor da disciplina Arte na Educação e Estágio em Contextos Não Escolares na UERJ/CEDERJ e professor de canto.
Sempre promovendo a divulgação da língua francesa e, sobretudo, objetivando sua divulgação cultural e integração social, a Aliança Francesa, que tem em Nova Friburgo o comando extraordinário de Annette Bordage Bessa, incentivou um grupo de alunas à formação de um coral.
As alunas da classe de conversação encantadas com a beleza das canções francesas resolveram aceitar o desafio. Uma vez por semana reuniam-se para ouvir e cantar. Cantavam sem técnica, mas a diversão desafinada era tão prazerosa que elas resolveram procurar um professor. Descobriram no jovem maestro Alfredo José Monteiro da Cunha tudo que queriam: a paciência, o entusiasmo, a competência e até uma boa dose de tendência ao perdão pelas falhas vocais e as peraltices das alunas que sabem “curtir” muito bem a vida.
Organizadas as vozes pelo maestro, o incentivo das apresentações fizeram com que outras pessoas da comunidade viessem participar e enriquecer o grupo. Era o inicio de tudo.
As apresentações são tingidas de paixão. As músicas revestidas da poesia francesa e das brejeirices brasileiras.
Agora, chega aos 12 anos de atividades, gravando um CD e preparando um projeto social para a comunidade, oferecendo coral infantil, com ensino de música e aulas de francês, etc...
O Allons Chanter, exclusivamente feminino, apaixonado pela cidade de Nova Friburgo, é um exemplo de criatividade, otimismo, companheirismo, amizade e alegria porque as suas integrantes gostam mesmo é de CANTAR!