sábado, 4 de maio de 2013

O Grande Coral

Concluindo as apresentações do I Encontro Fraterno de Corais, todos os coros foram convidados para compor o Grande Coral, sob a regência do Maestro Joffre Evandro Silva, para apresentar a Canção da América, composta por Milton Nascimento, e arranjo de Andréa Senna.







Coro Lírico Acrópolis

O Coro Lírico Acrópolis, regido pelo Maestro Agni de Souza.
Ágni Silva de Souza - nascido em 09 de junho de 1978 em Nova Friburgo, iniciou seus estudos de canto lírico em 1997, na Escola Espaço das Músicas – Filial Nova Friburgo, com o prof. Sérgio Lavor; tendo feito cursos de aperfeiçoamentos com professores como Alexey Mochalov, Neyde Thomas, Rio Novello e Edna de Oliveira. Iniciou o estudo de piano com a prof. Gina Carestiato nessa mesma escola em 2000. Em agosto de 2006, concluiu o curso de Licenciatura Plena em Música pela Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes – Nova Friburgo.
Atuou como solista da Banda Sinfônica Euterpe Friburguense e, em 5 de fevereiro de 2005, numa parceria com a Diretoria da Banda Euterpe Friburguense, fundou o Coro Sinfônico Euterpe Friburguense, do qual trabalhou como orientador vocal e diretor musical. 
É ainda corista e regente auxiliar do Coral Imaculada Conceição de Nova Friburgo, regente do Coral da Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e do Coral Nossa Senhora da Assunção – vozes mistas. Atuou como solista permanente do Coral da Casa D’Itália de Nova Friburgo, solista do Coro Lírico Amadeus do Nova Friburgo Country Clube. Em 25 de novembro de 2004, recebeu Menção Honrosa de melhor intérprete de Obra de Lorenzo Fernandes, no Concurso de Canto Lorenzo Fernandes, promovido pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.
Atualmente é o preparador vocal e regente do Coro Lírico Acrópolis de Nova Friburgo e Professor das disciplinas Pratica como Componente Curricular – Coral e Canto Coral na Universidade Cândido Mendes Campus Nova Friburgo.

    O Coro Lírico Acrópolis de Nova Friburgo foi fundado no dia 10 de agosto de 2010 pelo tenor Ágni de Souza. Possui em seu quadro efetivo 35 coristas que são preparados vocal e musicalmente no curso de música da sede do coro. Seu repertório é focalizado principalmente na música clássica, principalmente trechos de ópera e oratórios, mas inclui também peças brasileiras populares e musica étnica. Fez sua primeira apresentação pública no encontro de corais Cantomusarte e Amigos em outubro de 2010, tendo ainda feito concertos de natal no final desse ano em Nova Friburgo e em cidades vizinhas. Apresentou-se também na cidade de Teresópolis em junho de 2011, no Projeto Música na Matriz, projeto realizado pela Secretaria de Cultura de Teresópolis e no Projeto Música na Catedral, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo. Participou também do Festival Brasitália – Primeira mostra de produtos e cultura Italo-brasileira, realizado no Forte de Copacabana em dezembro de 2011. Dentre as peças que compõem seu repertório destacam-se o Coro dos Escravos Hebreus, da ópera Nabuco de Verdi, o Coro À Bocca Chiusa, da ópera Madame Buterfly, o Inneggiamo, da ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni e o Brindisi, da ópera La Traviata de Verdi.





Coral Grêmio Português

O Coral Grêmio Português é um grupo formado por pessoas da comunidade que são apaixonadas por música.
Tem por finalidade integrar os participantes através da música, trazendo bem-estar social, além de difundir as culturas portuguesa e brasileira.
Os ensaios tiveram início em março de 2006 e a sua primeira apresentação foi no dia 9 de julho do mesmo ano, nas comemorações do dia de Portugal, na própria sede do Grêmio Português. Em seguida, outras apresentações foram realizadas na cidade: na Igreja Luterana, no Sanatório Naval, no Teatro do Nova Friburgo Country Club, na Igreja São Francisco de Assis, na Academia Friburguense de Letras, no Teatro Municipal, entre outros lugares  e cidades como o Rio De Janeiro.
O repertório é bem variado tendo como foco músicas portuguesas, mas inclui também música popular brasileira, música sacra e erudita.
         O coral tem como regente Lanúzia Pimentel que em sua trajetória profissional já esteve à frente de vários corais de Friburgo e em cidades vizinhas e é preparadora vocal de grandes musicais.






Coral Allons Chanter

O Coral Allons Chanter, regido pelo Maestro Alfredo José Monteiro da Cunha, Licenciado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista de Niterói, formado em Piano e Licenciatura Plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música onde também se especializou em Musicoterapia.
Atualmente é graduando em Fonoaudiologia pela Universidade Federal Fluminense, Tutor da disciplina Arte na Educação e Estágio em Contextos Não Escolares na UERJ/CEDERJ e professor de canto.
Sempre promovendo a divulgação da língua francesa e, sobretudo, objetivando sua divulgação cultural e integração social, a Aliança Francesa, que tem em Nova Friburgo o comando extraordinário de Annette Bordage Bessa, incentivou um grupo de alunas à formação de um coral.
As alunas da classe de conversação encantadas com a beleza das canções francesas resolveram aceitar o desafio. Uma vez por semana reuniam-se para ouvir e cantar. Cantavam sem técnica, mas a diversão desafinada era tão prazerosa que elas resolveram procurar um professor. Descobriram no jovem maestro Alfredo José Monteiro da Cunha tudo que queriam: a paciência, o entusiasmo, a competência e até uma boa dose de  tendência ao perdão pelas falhas vocais e as peraltices das alunas que sabem “curtir” muito bem a vida.
Organizadas as vozes pelo maestro, o incentivo das apresentações fizeram com que outras pessoas da comunidade viessem participar e enriquecer o grupo. Era o inicio de tudo.
As apresentações são tingidas de paixão. As músicas revestidas da poesia francesa e das brejeirices brasileiras.
Agora, chega aos 12 anos de atividades, gravando um CD e preparando um projeto social para a comunidade, oferecendo coral infantil, com ensino de música e aulas de francês, etc...
 O Allons Chanter, exclusivamente feminino, apaixonado pela cidade de Nova Friburgo, é um exemplo de criatividade, otimismo, companheirismo, amizade e alegria porque as suas integrantes gostam mesmo é de CANTAR!




Coral Santa Catarina de Labouré

O Coral da Ação Social da Igreja Nossa Senhora das Graças, Coral Santa Catarina Labouré, regido pela Maestrina Andréa Senna.
No dia 14 de maio de 2010 teve início o Coral Santa Catarina de Labouré, com o objetivo de oferecer aos atendidos do Centro Social Nossa Senhora das Graças e toda a comunidade de Olaria, a oportunidade de cantar. Hoje já aumentamos as nossas fronteiras, tendo companheiros de toda a nossa Friburgo participando deste coral. 
O nosso repertório é focado em músicas brasileiras que falem de amor, paz e união. Com isso levamos aos que nos assistem a alegria de cantar envolvendo a todos com muita união e contagiando a todos com nossa emoção de participar deste encontro de amigos que é o Coral Santa Catarina de Labouré. Os encontros deste coral são nas 6ª feiras no Centro Social Nossa Senhora das Graças às 17 horas e 30 minutos.


Coral Cantomusarte

O Coral Cantomusarte, sob a regência de Joffre Evandro Silva, foi criado em abril de 1985 em Nova Friburgo e procura, desde a sua fundação, realizar um trabalho sério e consciente.
Atualmente é reconhecido como uma das mais importantes manifestações artísticas da cidade, com seus 28 anos de trabalho ininterruptos, ele representa e divulga a cidade de Nova Friburgo e sua gente.
O Cantomusarte sempre realizou e divulgou seu trabalho de uma maneira independente, contando com a colaboração de muitos amigos e incentivadores, que o acompanham e o prestigiam em suas apresentações, tendo já feito algumas viagens internacionais como Suiça, México e Argentina, além de participar dos eventos a nível nacional.



Coral da Associação Espírita Fraternal

O Coral da Associação Espírita Fraternal abriu a noite de apresentações do I Encontro Fraterno de Corais
A Maestrina Andréa Gomes Teixeira Senna iniciou seus estudos musicais com sua mãe tendo apenas 3 anos de idade. Com a morte da mesma assumiu os seus trabalhos contando apenas 13 anos e desde lá tem se dedicado a música integralmente.
Formada no curso técnico de piano pelo Conservatório de Nova Friburgo e Licenciada em Música pela Universidade Cândido Mendes.
É professora de piano e iniciação musical através da bandinha rítmica e flauta doce. Professora Assistente na Universidade Cândido Mendes na cadeira de Oficina de Teoria. É Coordenadora das Casas de Música da Universidade Cândido Mendes situadas no Campus Nova Friburgo na Village, e No Colégio Nossa Senhora das Graças em Olaria.
O Coral da Associação Espírita Fraternal iniciou suas atividades no dia 28/04/2001, sendo um trabalho realizado pela Evangelização Infanto-juvenil da Associação Espírita Fraternal. Tinha em primeiro momento trazer os pais de nossas crianças para participarem mais diretamente do trabalho de evangelização. Com a formação do coro não só alcançamos os nossos objetivos como também tivemos a satisfação de envolver os frequentadores de nossa casa para participar do mesmo.
O nosso repertório é composto por músicas espíritas e também de músicas populares que falam de amor, de paz e união.
Além do coral a nossa casa oferece cursos de flauta doce, violão, bandinha rítmica, coral infanto-juvenil, artesanato e teatro para todas as crianças/jovens que frequentam a evangelização infanto-juvenil. E hoje contamos com um grupo de músicos que acompanham o coral em suas apresentações. Alguns destes músicos iniciaram seus estudos em nossa casa e hoje já estão se especializando na área da música. Os encontros de nosso coral são aos sábados na Associação Espírita Fraternal às 18 horas.
O Coral tem em sua característica unir a família espírita para fortalecer os seus laços através da arte. Você é nosso convidado especial para participar de nosso coro.

Jesus admoestou os discípulos que se vangloriavam de ter repreendido a um homem que curava e ensinava em Seu nome sem O seguir, afirmando: “Não o impeçais, pois quem não é contra nós, é por nós” (Lucas 9:50). Sem tolerância e respeito, não haverá paz em qualquer lar, comunidade ou nação. QUEM NÃO É CONTRA NÓS É POR NÓS, é mensagem atualíssima a nos conclamar ao espírito fraternal que Jesus ensinou e praticou, amando a todos, respeitando a todos, por saber que cada um e todos têm caminhos diferentes para chegar ao Pai, o Deus único que fez os homens (não o Deus que os homens fizeram) embora todos devam se pautar no cumprimento da Lei Divina de Justiça, de Amor e de Caridade, independente das opções formais religiosas. “Não haverá paz no mundo enquanto não houver paz entre as religiões”, sentencia o teólogo católico alemão Hans Küng, em sua obra Religiões do Mundo. São as propostas pacifistas e fraternais bem como os princípios de respeito, diálogo e compaixão pelo próximo que caracterizam as religiões de natureza transcendental, voltadas para a educação moral do homem, tornando-o melhor. O mais é a intransigência, a limitação e o egoísmo humano.

O canto coral, o canto coletivo, sempre fez parte integrante dos rituais místicos e religiosos do ser humano. O templo e os locais de adoração são o berço do canto coral, além de nos mostrar, a cada momento, como a união das diferenças pode se transformar em algo belo e produtivo. Assim, imbuídos do espírito de respeito e tolerância a Associação Espírita Fraternal tem a honra de realizar o 1º ENCONTRO FRATERNO DE CORAIS, que se Deus quiser será o primeiro de muitos.
“Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade. ”
Prelúdio Raul Seixas 

          Parafraseando o poeta a Associação Espírita Fraternal vem registrar sua alegria por realizar um sonho por muito tempo sonhado só.

Em maio de 2013 transformarmos nosso sonho em realidade ao receber amigos queridos para realizar o I Encontro Fraterno de Corais. Foi um momento de rara beleza, de vibrações de amor onde, através da música, celebramos a amizade, a comunhão, sem diferença e/ou preconceitos.

Realizamos uma festa na qual o produto imediato foi o contentamento dos presentes - júbilo e prazer - visível nas expressões do público e dos coralistas. Com um sorriso nos rostos e alegria no coração cristão comemoramos a Fraternidade e a União.